08 julho 2011

Porta objetos de tecido

Os porta objetos de tecido podem ser usados para guardar peças no quarto, no banheiro, ou na cozinha. Poderá criar vários tamanhos, fazendo um conjunto de três, ou mais peças.

O tecido você escolhe. Neste modelo, foram usados brim estampado e jeans. Também pode ser confeccionados  em algodão, ou até mesmo em cetim, mas quando o tecido é mais maleável, é preciso fazer interfaces com papel mais rígido que o indicado no passo-a-passo.


Materiais:

2 tipos diferentes de tecido
Pedaço de cartolina, ou etiqueta
Papel cartão
Máquina de Costura
Plástico de boa qualidade, ou vinil transparente
Tesoura
Alfinetes

Passo-a-passo:


- Corte cinco quadrados de cada tecido, e cinco quadrados no papel cartão (que seja meio centímetro menor em todas as bordas que os de tecido), um quadrado de 2 x 2 centímetros na cartolina, e um quadrado de 2,5 x 2,5 de vinil, ou do plástico transparente que esteja a usar.

- Costure o vinil num dos quadrados de tecido, pregando apenas três lados, com bordas de meio centímetro, fazendo um bolso para a etiqueta. Se preferir, poderá já colocar o rótulo de cartolina, ou a etiqueta, neste bolso, desde que não costure através do papel.

- Costure esta peça à três das peças restantes, unindo as laterais, e formando uma peça única. Una à todas em seguida, costurando, os lados direito e esquerdo, formando um quadrado.

- Pegue a última peça, e costurando pelo avesso, faça o fundo (cuidado para não deixar o bolso do rótulo de cabeça para baixo). Emende um lado por vez, será mais fácil que tentar uma costura única.

- Sem acrescentar o bolso para o rótulo, repita todos os passos com o outro tecido, que será o forro. Porém, quando for costurar a parte que será o fundo, deixe uma abertura para inserir o quadrado de papel cartão.

- Coloque o cubo feito com jeans com a parte do fundo para cima, e onde deixou a abertura, fixe os lados direito e esquerdo com alfinetes, na lateral que está abaixo (com o lado avesso para dentro).

- Já terá os dois cubos prontos. Coloque um dentro do outro, ambos com o lado do avesso para fora. Aprisione toda a linha do topo com alfinetes, e costure toda a extensão, obedecendo uma faixa de 1, 5 centímetro. Vire o lado direito para fora, e costure uma borda bem fina por toda a abertura do cubo.

- Insira os cortes de papelão.

- Vire ao contrário, e costure a abertura usada para colocar o papelão, com muito cuidado, para não danificar a estrutura. Etiquete como quiser, como “brincos”, “fitas”, etc.























Nenhum comentário: